“Living young and wild and free”, já dizia a letra de uma música de um famoso rapper, é uma expressão que espelha muitas vezes a nossa realidade enquanto somos jovens.
Ainda que estudos revelem que as gerações mais jovens estão a poupar mais do que as anteriores, a verdade é que literacia e educação financeiras são temas ainda pouco aflorados junto das gerações mais jovens.
Para se anteciparem à expressão “se eu soubesse o que sei hoje…”, aconselhamos aos jovens 5 dicas financeiras:
Colocar objetivos ao longo do caminho, otimiza o nosso processo de aprendizagem e cedo começamos a controlar as nossas finanças.
Definidas as metas, é necessário traçar um plano objetivo que o leve a atingir aquilo a que se propôs.
Poderá ajudar seguir a metodologia SMART Goals, uma forma racional de definir onde deseja chegar.
Faça uma lista com todos os gastos do mês numa folha de excel ou num caderno. Existem também diversas aplicações que podem ajudar.
Com a vida frenética que levamos hoje em dia e com todos os estímulos consumistas, gastamos dinheiro em pequenas coisas quase sem dar por isso.
Este exercício de anotar as despesas poderá revelar-se um wake-up call e ajudar a monitorizar os gastos desnecessários.
A pandemia trouxe novos hábitos de consumo e acelerou as vendas nas plataformas online.
O e-commerce disparou no último ano, com tecnologias digitais cada vez mais otimizadas e simplificadas.
Seja consciente e não se deixe levar pela expressão ‘o que os olhos não veem o coração não sente’, porque ao estar a pagar via MBway, por exemplo, não vê o dinheiro físico a ser movimentado, mas a sua conta ressente-se.
Sabia que os seguros são mais baratos enquanto é jovem?
O preço de um seguro é calculado com base na sua idade e estado de saúde no momento em que o contrata. Quando é jovem e saudável, o seu perfil apresenta um risco muito baixo para as seguradoras e, por isso, é possível contratar um seguro a melhores preços e condições.
Leia mais sobre este tema no nosso artigo: A importância de um seguro de vida nas diferentes fases da sua vida.
Previna-se com uma poupança para qualquer necessidade que não esteja à espera.
Muitos endividamentos surgem da utilização de cartões de crédito. Assim, ao criar um fundo de emergência não terá de recorrer a um crédito.
Comece hoje a pôr em prática estas dicas e mude os seus hábitos para atingir uma vida financeira mais saudável, com certezza.