O Carnaval é uma época de celebração para miúdos e graúdos, passada perto de casa ou indo um pouco mais longe, para locais onde se festeja a rigor. Mas quem gosta de celebrar o Carnaval sabe que pode também ser tempo de excessos e condutas que põem em risco os foliões.
Sendo esta uma das épocas mais divertidas do ano, é preciso pensar em segurança. Para evitar os riscos e garantir que as celebrações trarão boas memórias e histórias para contar, separamos algumas dicas para aproveitar a folia em segurança.
Quando pensamos em Carnaval, pensamos em dançar, brincar e saltar. Todas estas atividades exigem que esteja na sua melhor forma física, por isso é importante alimentar-se bem e manter-se hidratado.
De estômago cheio, além de ter mais disposição para se divertir, diminui as hipóteses de se sentir mal a meio da festa. Evite alimentos com muito sal ou gordura que possam satisfazê-lo momentaneamente, mas que irão aumentar a tensão arterial.
Também é importante manter o corpo hidratado e optar por bebidas sem álcool. Embora as bebidas alcóolicas possam refrescá-lo, desidratam o corpo. Opte por beber água, que ajuda o seu corpo a libertar as toxinas, ou sumos naturais e isotónicos, que o ajudarão a repor os sais minerais. Desta forma, terá muito mais energia para ficar até a festa acabar. Se ainda assim optar por beber álcool, faça-o moderadamente e apenas se não conduzir.
Se tem filhos e quer celebrar o Carnaval com eles, uma boa ideia será que se façam acompanhar de algum tipo de identificação, como uma pulseira, com o nome, telefone e morada dos pais. É também importante que, caso se percam, saibam que deverão procurar a ajuda de um agente da polícia ou autoridade que os ajude a reencontrar-se com os pais. Avise-as de que não deverão aceitar a companhia de estranhos ou algo dado por pessoas que não conhecem e procure locais longe da confusão para celebrar a festa do Carnaval com os seus filhos.
É nesta época que muitos grupos se organizam para furtar os foliões, aproveitando-se da festa e da incontornável confusão. Por isso, se precisar de levantar dinheiro no multibanco, seja discreto e levante apenas o montante necessário. Evite fazê-lo em lugares muito expostos e prefira centros comerciais ou agências bancárias. Outra dica a ter em consideração é manter o corpo o mais próximo possível à caixa multibanco, para que ninguém consiga ver o valor levantado.
Quem já está acostumado a celebrar o Carnaval, sabe que não é possível levar consigo muitos pertences. Opte por levar apenas o estritamente necessário. Além de ficar menos cansado, torna-se menos propenso a olhares indiscretos por parte de assaltantes. Procure levar uma mala com bolsa que fique junto ao seu corpo e com a abertura virada para a frente.
Infelizmente, festa ainda é, muitas vezes, sinónimo de violência. Por isso, para aproveitar a brincadeira com segurança, sempre que vir uma situação de ou que indicie violência, denuncie-a à polícia o quanto antes. Mesmo que o ocorrido não seja consigo, é um dever de todos nós. Se não encontrar um polícia por perto, ligue para o 112 e procure chamar a atenção de todos ao seu redor para a situação.
Aproveitando as férias escolares, há muitas famílias que optam por aproveitar o Carnaval para viajar e passear. Se for o seu caso, tenha atenção ao seguinte:
Para além disso, redobre a sua atenção na estrada. Evite fazer ultrapassagens sucessivas e conduzir muito próximo do carro da frente. Mantenha a sua distância de segurança e não ande com excesso de velocidade. Neste Carnaval, lembre-se de cuidar de si e da sua família.
Para um Carnaval mais seguro e contra todos os imprevistos, reveja também as garantias do seu seguro automóvel. Apesar de ser obrigatório, poderá selecionar um conjunto alargado de garantias mais adequadas à sua rotina e carteira, para sua própria segurança ou de quem viaja consigo.
Este Carnaval viaje em segurança, com certezza!