Nem sempre estar de férias significa estar tranquilo. Passamos o ano inteiro a acumular stress, a deixar tarefas pendentes, a correr de um lado para o outro para tentar chegar a todo o lado, enquanto dizemos para nós próprios que quando as férias chegarem iremos finalmente parar e relaxar.
No entanto, ter umas férias tranquilas nem sempre é possível se não tivermos a consciência de que existem pequenas coisas das quais teremos de abdicar para alcançar paz de espírito e recarregar baterias.
Siga estas cinco dicas para usufruir ao máximo de umas férias tranquilas.
Para que consiga relaxar durante as férias, comece por deixar o seu trabalho organizado. É certo que alguém terá de dar andamento às tarefas durante a sua ausência, por isso quanto mais organizado o seu trabalho estiver, mais fácil será para a pessoa que o substituirá e, assim, evitará ser incomodado com assuntos relacionados com o trabalho durante as férias.
É importante relembrar que deverá deixar uma mensagem automática de email a informar que estará ausente e quem deverá ser contactado para assuntos urgentes.
O mundo digital obriga-nos a estar presentes 24/7. Para que tenha umas férias tranquilas, vai mesmo precisar de desligar o seu cérebro de todas as notificações que surjam pela via digital.
Idealmente, comece por desligar o telemóvel. Caso não seja possível, determine uma parte do seu dia para ligá-lo apenas com o intuito de perceber se está tudo bem com a sua família e no trabalho.
Esqueça o e-mail e redes sociais. O mais importante das férias é conseguir livrar-se do stress do trabalho e da família e, sejamos francos, nenhum assunto urgente lhe chegará via e-mail ou redes sociais. Por isso, fique off-line e aproveite as suas férias.
Escolher a companhia para ir de férias é muito importante, pois se for de férias com uma pessoa stressada é certo que ficará stressado também. Definam bem os planos para que todos estejam em sintonia com o que vão fazer e o que esperar deste momento passado em conjunto.
Um ambiente descontraído só é possível quando todos estão a usufruir do momento em paz.
Depois de tanto tempo confinados às quatro paredes de casa, é natural que queiramos agora aproveitar o verão para fazer o máximo de atividades ao ar livre. No entanto, lembre-se de que as férias servem para descansar e recarregar baterias.
Se decidir preencher todas as horas do seu dia com atividades, o mais provável será chegar ao final das férias mais cansado do que quando começou.
Considere pelo menos algumas horas do seu dia para se permitir a descansar, seja a ler um livro, meditar ou dormir uma sesta.
Se é daquelas pessoas que gosta de acordar cedo, faça-o. Se, por outro lado, prefere estar acordado pela noite dentro, aproveite. O importante é que não tenha alarmes nem despertadores e, se possível, nem olhe para o relógio.
Deixe que as férias o conduzam a si e não o contrário. Quanto mais olhamos para o relógio, maior a tendência para contarmos os dias que faltam para acabar as férias e para voltar ao trabalho.
Aproveite um dia de cada vez, sem dar importância ao tempo, mas, sim, à qualidade dos seus dias.
É importante lembrar-se que não é por estar de férias que vai tudo correr bem e acontecer conforme o programado. Por vezes acontecem imprevistos, como bagagens perdidas, um voo cancelado ou um hotel que não é exatamente como viu nas fotografias.
Lembre-se de que grande parte destas surpresas são cobertas por seguros de viagem que irão ajudá-lo a lidar com todas as situações de forma fácil e prática, para que tenha umas férias tranquilas, com certezza.