Desde cedo que somos ensinados sobre a importância de se desligar as luzes, fechar a torneira depois de usar e evitar o uso de eletrodomésticos que gastam muita energia. Na verdade, são hábitos simples que levamos toda a vida e continuam a ser este tipo de ações que nos ajudam a poupar eletricidade. Mas será suficiente?
Neste artigo saiba como aliar a tecnologia para aumentar a eficiência energética da sua casa.
Atualmente, e porque a evolução faz parte da vida, é cada vez mais fácil atingir o expoente máximo da eficiência energética no lar se complementada com a domótica. Acredite, conseguirá poupar bastante dinheiro.
Entende-se por domótica o processo de interagir com a sua casa através da automatização de todos os aparelhos e eletrodomésticos que se submetem às suas ordens a partir de um painel de controlo. Desta maneira vai conseguir mais conforto, segurança e usar a eletricidade de uma forma mais mais racional.
São as casas do futuro. Nelas somos capazes de ter total controlo das instalações elétricas, do gás e de todos os eletrodomésticos, com um acesso ao nosso smartphone. Apenas terá de contratar internet.
Uma das grandes vantagens de automatizar a sua casa é poder ajustá-la conforme as suas necessidades.
A domótica faz com que a iluminação se adapte totalmente a si. É possível, através dos tipos de luz LED, que se criem novos ambientes sempre adequados a cada situação, sendo sempre o objetivo o de se ter um baixo consumo energético. Este ponto é muito importante, pois a iluminação tem um bom impacto no conforto e bem estar de todos nós.
Persianas, toldos, cortinas e outro tipo de elementos que o protegem da luz direta do sol, também podem ser controlados para que lhe ofereçam mais ocasiões de sombra. Além da eficiência energética, oferecem ainda segurança e privacidade.
Aproveite a energia solar, elimine o consumo desnecessário ou descuidado com as energias renováveis e carregue o seu o carro elétrico a custo zero.
Quando o controlo climático é automático, os sistemas trabalham para oferecer a temperatura correta a qualquer hora do dia. Assim, ao utilizá-lo não precisa de ajustar os valores nem estar preocupado com a qualidade do ar ou da humidade.
Durante a noite, enquanto todos dormem, os sistemas vigiam que tudo funciona corretamente. Também conseguem controlar se alguém está a tentar entrar na casa sem autorização, detetam se há fugas de água ou se existem sinais de fumo. Antes de qualquer incidente inesperado, a casa reage para alertar as pessoas evitando vários problemas.
A domótica dota a sua casa de tecnologia. Desde aparelhos mais pequenos a outros maiores, todos podem ser controlados. É certo também que a domótica e a eficiência energética andam de “mãos dadas”, pois uma combina na perfeição com a outra e ambas são uma realidade cada vez mais presente no nosso dia a dia, com certezza.