Ho! Ho! Ho! A época do ano tão aguardada por muitos finalmente chegou. Ter a família e os amigos reunidos, uma mesa repleta de amor, a azáfama das crianças pela casa… Sim, é uma quadra de harmonia e união, mas, por outro lado, também é uma época associada a grandes consumos em que as despesas aumentam consideravelmente.
Segundo dados do SIBS Analytics, no ano passado durante o mês de dezembro, os portugueses gastaram, em média, 39,4 euros por compra na rede Multibanco, um incremento de cerca de 5,6% face ao mês anterior.
No artigo de hoje, vamos partilhar algumas dicas de poupança para que possa aproveitar o espírito natalício sem comprometer a sua estabilidade financeira.
Nada como planear e organizar os seus presentes de Natal para não ceder às tentações e às compras por impulso.
Ao criar uma lista de presentes, irá manter-se fiel a um plano e assim evitará as deslocações às lojas e as longas filas, poupando tempo.
É importante definir um orçamento total, de acordo com as suas possibilidades financeiras. Depois comece a listar as suas compras, atribuindo um valor máximo para cada presente. Assim, conseguirá evitar compras desnecessárias ou fora do seu orçamento.
Jantar de Natal do trabalho, do ginásio, do grupo de amigos mais chegados, do yoga, dos amigos de infância, do grupo da Faculdade… Jantares e mais jantares de Natal, assim é o mês de Dezembro.
Se puder, não deixe de apoiar o comércio local e o setor da restauração que muito têm sofrido com a pandemia. No entanto, se conseguir que alguns destes convívios sejam realizados em casa, irá poupar bastante.
Um presente caro não é garantia de que seja do agrado de quem o recebe.
E se gosta de oferecer algo diferente e com um toque pessoal, já pensou em fazer o seu próprio presente?
São várias as opções de presentes caseiros, basta um pouco de criatividade et voilà irá conseguir surpreender todos.
Partilhamos algumas ideias para o presente perfeito DIY:
Uma forma de surpreender neste Natal passa por deixar de lado os objetos materialistas e optar pelas experiências de vida que ficam na memória.
Deixamos algumas sugestões para oferecer experiências inesquecíveis:
Este ponto poderá chocar os mais tradicionais, mas se deixar para Janeiro a troca de presentes, tal como fazem nuestros hermanos, poderá aproveitar as grande promoções pós-natalícias e assim poupar bastante dinheiro.
Fica a dica! 😊
Seja consciente e não se deixe levar pela expressão ‘o que os olhos não veem o coração não sente’, pois ao pagar os presentes de Natal com cartão de crédito só estará a adiar um problema.
Mantenha o controlo sobre o orçamento que inicialmente definiu. É aconselhável que tente pagar as despesas natalícias em dinheiro e não em cartão.
Esta é uma sugestão que muitas famílias colocam já em prática para poupar nas contas lá de casa. Por exemplo, ofereça em conjunto com os seus irmãos as prendas para os pais.
Opte por recorrer à tecnologia led para as suas iluminações de Natal, pois esta é uma solução de baixo consumo de energia. Uma decoração com velas decorativas, além de dar um toque especial, também irá contribuir para uma maior poupança.
Siga as nossas dicas com a certezza de conseguir aproveitar ao máximo o espírito natalício sem grandes gastos. Festas felizes!