Hoje, mais do que nunca, conceitos aliados à sustentabilidade, poupança e eficiência, fazem parte do nosso dia a dia. A proteção dos recursos naturais e as alterações climáticas, são dois dos principais desafios que o mundo enfrenta, e que devemos prestar especial atenção. A água, um recurso que começa a escassear em vários países, é um elemento necessário à vida, e que se não o protegermos, estaremos em risco.
Poupar no consumo em casa, não apenas é importante para pagar menos na fatura de água, mas também, para que um dia não nos falte. E como sabemos que por vezes pode ser difícil aplicar ou mudar alguns hábitos, no artigo de hoje, a Selectra, juntamente com a Certezza, dão-lhe algumas dicas para reduzir o consumo de água, poupar e proteger este recurso.
Como poupar água em nossa casa?
- Enquanto espera a água quente sair da torneira, saiba que para aproveitar a água fria, pode encher um recipiente, e posteriormente armazenar essa água num jarro para beber, ou até para usar parar regar as plantas ou usá-la nas limpezas domésticas.
- Se lavar a louça à mão, não deixe a torneira aberta. Esfregue a loiça toda primeiro, com a torneira fechada, e depois passe tudo por água.
- Não descongele os alimentos colocando-os em água corrente, é melhor retirá-los do frigorífico com antecedência.
- Para lavar frutas e legumes, use um alguidar e reaproveite essa água para regar ou lavar a casa.
- Feche a torneira ao lavar os dentes e as mãos ou durante o barbear, para usar apenas a água necessária.
- Se tiver uma torneira a pingar, conserte-a o mais rápido possível. Pode estar a perder mais de 30 litros de água por dia. É possível que fique mais barato chamar uma empresa de reparações do que pagar a conta de água que virá muito mais cara.
- Se estiver a viajar por vários dias, é melhor fechar o contador de água, assim, evita fugas.
- Escolha o chuveiro em vez do banho de imersão. Com o duche consumimos menos dois terços do que com o banho, entre 30 e 40 litros.
- Encha a máquina de lavar roupa, a máquina de lavar louça e assim o consumo de água será muito menor. Usar a capacidade máxima é o melhor!
- Se o seu autoclismo for ecológico, pressione duas vezes para que não descarregue na totalidade. Se não estiver, coloque uma garrafa cheia de areia no interior.
Como poupar água no jardim
- É aconselhável evitar grandes áreas de relva, pois consomem uma grande quantidade de água. Como opção, pode plantar arbustos.
- Escolha o sistema de rega correto. O abastecimento de água deve ser realizado de acordo com as reais necessidades de cada planta.
- Selecione espécies nativas da área, pois são adaptadas ao nosso clima e terreno.
- No caso de usar rega por aspersão, é melhor automatizar programando a rega noturna para as horas mais frescas do dia.
- Se tivermos uma piscina, é melhor cobri-la enquanto não estiver a ser utilizada, reduzindo assim a sua evaporação; se também a limparmos uma vez por semana, não teremos que estar sempre a mudar a água.
Sistemas de poupança de água
Existem no mercado dispositivos que ajudam a poupar água que podem ser incorporados ao mecanismo de torneiras e autoclismos convencionais sem grande custo ou dificuldade de instalação, e permitem poupar até 60% do consumo de água. Como por exemplo:
- Redutor de fluxo para chuveiros. É um dispositivo incorporado no chuveiro para evitar que o consumo de água ultrapasse um consumo definido. Poupe até 30% de água!
- Perlizador, dispositivo que pode ser aparafusado nas tubagens das torneiras para incorporar ar ao jato de água, reduzindo assim o seu consumo. Pode ajudar a poupar mais de 40% de água.
- Dispositivo de segurança nas mangueiras. São colocados em máquinas de lavar e lava-loiças. Evitam inundações cortando o fornecimento de água se as mangueiras se romperem.
- Interruptor mecânico de caudal, é um dispositivo simples que fecha ou abre quando se pressiona uma alavanca com as mãos ou objetos colocados debaixo da torneira.
Siga as nossas dicas com a certezza de conseguir a maior poupança para si e para a sua família!