Quando passa mais tempo em casa, é natural que gaste mais energia elétrica e utilize vários eletrodomésticos em simultâneo, fazendo com que, por vezes, o seu quadro elétrico “dispare”. Isto acontece porque, provavelmente, a potência contratada está abaixo daquilo que necessita.
Assim, se tiver que alterar a potência contratada, saiba como o pode fazer.
Ao decidir que vai mudar a sua potência contratada, deverá ter em conta qual o “nível” que deve escolher. Em Portugal, os valores de potência para consumo doméstico situam-se entre 1,15 kwh e 20,7 kwh, sendo que os valores mais comuns estão entre os 3,45 kwh e os 6,9 kwh. Potências abaixo destes valores apenas serão indicadas para locais com baixo consumo, como garagens privadas.
O pedido da nova potência deve ser solicitado ao seu fornecedor de energia, pelo que, no momento, deverá apresentar os seguintes elementos:
Como se trata de uma alteração contratual, muitos fornecedores podem efetuar a gravação de chamada para registo deste pedido.
O seu comercializador de energia pode dar-lhe alguns conselhos sobre a potência a contratar, com base nos hábitos de consumo. No entanto, e em situações mais específicas relacionadas com o tipo de eletrodomésticos que tenha, pode aconselhar-se, também, junto de um eletricista credenciado.
A potência contratada é frequentemente denominada por “aluguer do contador”. Na verdade, não se trata de qualquer aluguer, mas sim, de uma taxa que paga todos meses na conta da luz por ter um determinado “nível”. Como é normal, quanto mais alta for a potência, mais se pagará por essa taxa mensalmente.
Todas as companhias de energia dão a possibilidade de ser feita esta alteração e sem custos.
No caso de pedir uma potência abaixo do pretendido e até à nova alteração, dado que estes pedidos nem sempre são imediatos, pode continuar a ver o seu quadro a disparar constantemente, o que não beneficia a saúde dos seus eletrodomésticos. Por isso, tenha sempre a certezza da potência a solicitar.